top of page
Blog: Blog2

VACINAS E CARNAVAL

VACINAS E CARNAVAL

fonte - Consulta Remédios e Cliespvacinas

Carnaval é época de calor, bebida, agitação, samba, relacionamento. A época é também de vacinação com crescimento pela busca de vacinas contra sarampo, dengue, febre amarela e meningite.

Esse aumento na busca por vacinas pode acontecer por inúmeros motivos, um deles é a chegada de um grande número de turistas no Brasil e viagens dos brasileiros para áreas de risco. A preocupação com o coronavírus - que ainda não possui vacina disponível - acendeu o alerta da população para outras doenças transmissíveis.

O crescimento da busca de vacinas contra meningites, em decorrência de haver ocorrido surtos da doença, mostra melhor nível de informação e de temor pela ausência da vacinação, da população. Uma das maneiras de contraí-las é através das vias respiratórias, pelas gotículas de saliva e secreções respiratórias, assim, locais com muita aglomeração de pessoas facilitam a transmissão das meningites no Carnaval.

Há também aumento na busca de anticoncepcionais, pílulas do dia seguinte, antissépticos e medicamentos para infecção urinária, indicando um comportamento relacional específico da ocasião do Carnaval.

Importa citar a necessidade de cuidados, em época de Carnaval, incluindo estar com o calendário de vacinação em dia, e assim, evitar doenças infecciosas passíveis de prevenção, como meningite, sarampo, pneumonia, dengue, HPV, hepatite e febre amarela, para citar algumas delas que têm altos níveis de transmissão em agrupamentos de pessoas.


www.cliespvacinas.org

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page